qua, 2 de abril de 2025

Variedades Digital | 29 e 30.03.25

Webinário promovido pelo TCE-RS detalha diretrizes para a atuação das ouvidorias

Foto: Divulgação

O Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS) promoveu o webinário “A Ouvidoria como Ferramenta de Participação”, na tarde desta quinta-feira (20). A atividade faz parte do “Ouvidoria Day”, uma série de eventos simultâneos realizados pelos Tribunais de Contas, com o apoio do Instituto Rui Barbosa e da Atricon, para incentivar a participação da sociedade no controle da administração pública. O evento foi transmitido ao vivo pelo canal do YouTube do TCE-RS e contou com a participação do conselheiro-ouvidor do TCE-RS, Cezar Miola, e da coordenadora da Assessoria da Ouvidoria, Thaís Schumann Krahn, mediados pelo diretor da Escola do TCE, Diego Louzada Vieitez.

O encontro se dedicou a destacar a relevância dessas unidades na promoção da transparência pública e no fortalecimento da democracia. A programação teve início às 14h, com a abertura conduzida pelo conselheiro Cezar Miola, que abordou a temática “Garantia da Participação Cidadã por meio das ouvidorias públicas”, ressaltando como a implementação efetiva dessas unidades contribui para a melhoria da gestão pública e do relacionamento entre os cidadãos e os órgãos governamentais. “As ouvidorias devem promover canais de comunicação para que a população possa participar ativamente dos processos de fiscalização e acompanhamento das ações públicas. Para tanto, precisam ser estruturadas para atuarem de forma transversal e estratégica, e não apenas como unidades administrativas, não raro percebidas lateralmente pela administração pública”, disse.

A coordenadora da Assessoria da Ouvidoria, Thaís Schumann Krahn, detalhou os aspectos do Código de Defesa dos Usuários dos Serviços Públicos (Lei nº 13.460/2017), citando exemplos práticos da sua aplicação e boas práticas para o funcionamento efetivo das ouvidorias. “Há inúmeras soluções tecnológicas que podem dar suporte para melhorar o atendimento ao cidadão. Por outro lado, as demandas apresentadas pela população podem servir de subsídios para o aperfeiçoamento da atuação governamental e da prestação dos serviços públicos”, enfatizou. A utilização de linguagem simples e a agilidade no processamento das informações foram pontos destacados na fala da coordenadora. “ O cidadão precisa compreender as informações que são repassadas sobre os serviços que são a ele oferecidos”.

Os últimos 15 minutos do webinário foram dedicados ao esclarecimento de dúvidas dos participantes.

Saiba mais:

O Código de Defesa dos Usuários dos Serviços Públicos busca garantir o acesso dos cidadãos aos serviços prestados pela administração de forma efetiva e transparente. A legislação também regula a atuação das ouvidorias públicas e permite que os cidadãos apresentem denúncias, reclamações, sugestões e elogios, assim fortalecendo a participação e o controle social na gestão pública.

Assista à íntegra do evento em https://www.youtube.com/watch?v=Q5yrApQqpPo

Deputado Afonso Hamm apresenta projeto para garantir o funcionamento das Usina Termelétrica de Candiota e Transição Energética Justa

Um novo projeto de lei (PL) 1371/2015, de autoria do deputado federal Afonso Hamm, foi apresentado nesta semana na Câmara dos Deputados. A proposta altera a Lei nº 10.848/2004, visando assegurar a Transição Energética Justa e a sobrevivência socioeconômica das regiões carboníferas do Sul do Brasil, além de fortalecer a segurança energética do setor elétrico brasileiro (SEB). O PL 1371/1025

📌 Café do Instituto Unimed/RS

Participe do Café do Instituto Unimed/RS. O evento contará com Vitelio Brustolin, pesquisador de Harvard e professor de Relações Internacionais da UFF. Colaborador para análises geopolíticas na CNN, Globo, Record e outros. Não perca! 📆 Dia: 24 de abril. ⏰ Horário: 19h. 📍 Local: Casa da Memória Unimed Federação/RS, Rua Santa Terezinha, 263, Porto Alegre. 🔗 Formato: presencial 📧 Inscrição via link: